Almoçando com a ACIGRA traz histórias inspiradoras de empreendedores da cidade 26/10/2018 8:40

4S9A0236Almoçando com a ACIGRA traz histórias inspiradoras de empreendedores da cidade

Por Silvestre SIlva Santos, Seguinte:

Um show de otimismo e confiança no futuro. Foi a mensagem que deixaram os três empresários-empreendedores-investidores que foram painelistas no dia (25/10) no evento “Almoçando com a Acigra”, organizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí e que reuniu um público de cerca de 150 pessoas no Intercity Premium.

Os painelistas apresentados pelo presidente da Aciga, Régis Albino Marques Gomes, foram os empresários Luis Felipe Ducati, Glauber Pacheco Migliavaca e Sérgio Tadeu Pereira. O próprio Régis Marques Gomes, na condição de empresário, classificou o atual momento político do Brasil como muito importante por causa do segundo turno das eleições – para presidente e governador – de domingo que vem.

“É um dia que pode significar um novo passo para o nosso país que, nos últimos anos, nos fez enfrentar muitas dificuldades enquanto empreendedores” falou o presidente da Acigra.

Os painelistas, todos gravataienses que viveram um tímido começo na vida empresarial, falaram sobre suas trajetórias e deram dicas sobre como um empreendedor deve agir para alcançar o sucesso. E os três também exaltaram – com meias palavras – a situação política, disseram ter otimismo e manifestaram confiança na possibilidade de os resultados representarem avanços sócio econômicos para os brasileiros.

LUIS FELIPE DUCATI

– Ex-proprietário da Imobiliária Ducati e ex-CEO Nacional da Lopes Brasil, atualmente sócio do Blanc Medplex Hospital, inaugurado em junho em Porto Alegre e que já tem planos de expansão para o Brasil.

– Iniciou como corretor na Imobiliária Pessato quando seu pai ainda era um dos sócios da empresa, em 1999. Em 2002 assumiu como gerente de uma incorporadora imobiliária, mesmo ano em que fundou a Imobiliária Ducati.

– Em 2016 e 2017, após vender os 49% que lhe restavam da Ducati (já havia vendido 51% em 2010), trabalhou como CEO nacional da Lopes Brasil Consultoria de Imóveis, com atuação em todo território brasileiro.

– Neste ano assumiu como sócio da rede Blanc Medplex Hospital, que inaugurou sua primeira unidade em junho, em Porto Alegre, e tem planos de implantar mais sete hospitais nos próximos cinco anos chegando inclusive ao mercado de São Paulo.

GLAUBER PACHECO MIGLIAVACA

– Ex-funcionário em uma das agências de Porto Alegre de um ex-grande banco nacional. Conta que não vislumbrava oportunidades de ascensão dentro do banco e que optou por investir em um negócio próprio, com o apoio da família.

– Glauber iniciou em casa mesmo a confecção de bermudas e camisetas que comercializava entre amigos, até que os negócios se expandiram para outras cidades do estado.

– Hoje ele tem a FreeSurf com sede em Gravataí, fundada em 1990, com cerca de 2 mil pessoas trabalhando de forma terceirizada e outros 120 empregos diretos na empresa que fica próximo da Ulbra de Gravataí.

– Entre outras adversidades, comentou sobre o preconceito de uma empresa voltada ao surf e ao público jovem estar sediada em Gravataí e, mais do que isso, no Rio Grande do Sul, quando a grande maioria das marcas voltadas a este segmento está no eixo São Paulo-Rio de Janeiro.

SÉRGIO TADEU PEREIRA

– O bem sucedido empresário conhecido na cidade como “dono da Sogil”, fez uma revelação inédita: iniciou sua vida profissional consertando aparelhos de televisão para os empreendedores Vilmar e Nelson Gomes, donos de uma rede de 12 lojas de eletrodomésticos de Gravataí, região e até do Litoral Norte gaúcho.

– Depois desta etapa, investiu em negócios próprios, como posto de combustíveis, revenda de bebidas, e até como sócio em uma livraria. Por sugestão do pai, José Alves Pereira, passou adiante seus negócios e foi trabalhar na Sogil.

– Iniciou na empresa como funcionário do posto de combustíveis que ficava junto à antiga sede no Parque dos Anjos. Numa época em que a empresa ainda tinha vários sócios, e depois da aposentadoria do pai, diz que “trabalhou duro” para adquirir todas as quotas.

– Depois da Sogil, há 30 anos fundou a Viação Santa Tereza (Visate) em Caxias do Sul, iniciativa que considerou uma ousadia muito grande já que não dispunha de dinheiro e, mesmo assim, adquiriu “de cara” 114 ônibus novos.

– Há oito anos a Visate, de Sérgio Pereira, em sociedade com a Sogil, adquiriu a Auto Viação Navegantes, responsável por parte do transporte coletivo urbano de Porto Alegre e com sede no bairro Humaitá.

– E em 2014 o empresário adquiriu a empresa Santo Anjo da Guarda, fundada em 1947 em Imbituba e hoje com sede em Florianópolis. Além do transporte urbano, a San Anjo faz o transporte interestadual de passageiros e locação de ônibus.

– Sérgio Pereira, assim como seu principal sócio – José de Jesus Teiga Júnior – é hoje membro do Conselho de Administração da Sogil e diz que todas as funções executivas foram delegadas a diretores.

4S9A0338

4S9A0408