FEDERASUL REAFIRMA SER FAVORÁVEL ÀS CONCESSÕES… 7/04/2017 11:45

Almocando com a Acigra-287

A FEDERASUL REAFIRMA SER FAVORÁVEL ÀS CONCESSÕES, MAS CONTRÁRIA AO MODELO PROPOSTO NO EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 11/2015 PMI

O Estado historicamente investe pouco em Infraestrutura, Os recursos destinados para construções e manutenção de ativos têm sido insuficientes para atender as carências do país e podem se tornar ainda mais escassos se não houverem avanços nessa área.
No atual cenário de retração da economia e indisponibilidade de recursos públicos, as Concessões  passam a ser mais atraentes porque envolvem recursos do setor privado. Continuar os investimentos em infraestrutura é crucial para manter a economia aquecida e fomentar o desenvolvimento econômico do nosso país.
Ocorre, que diante da proposta  elaborada pelo governo federal  e pelo Grupo Triunfo, bem como do resultado das audiências públicas realizadas até o momento, verificamos um grande descontentamento das comunidades, empresários e entidades representativas em aceitar o modelo proposto, o qual está em desconformidade com o interesse dos usuários e cidadãos.
Isso porque entendemos  de suma importãncia para a continuidade destes processos, que sejam debatidas a realiação de um novo marco regulatório, o fracionamento da concessão atraindo assim mais investidores, uma maior fiscalização e transparência, tarifas justas e módicas com isenção de impostos e progressividades, uma estrutura tarifária e cobrança moderna, início das obras já no primeiro ano de concessão, mecanismos que não inviabilizem o desenvolvimento das comunidades locais, amplo debate e análise crítica nos investimentos e criação de um conselho consultivo para que sejam discutidos os anseios e prioridades da comunidade local.
Portanto, a Federasul, na sua missão de congregar as entidades empresarias do Estado do Rio Grande do Sul em prol das causas relevantes, entende que haja um diálogo claro entre Governo e as entidades representativas das localidades envolvidas, fato este que trará um maior desenvolvimento econômico e social, condições de tráfego e maior segurança para salvas vidas. Não podemos permitir que os usuários sejam os financiadores exclusivos das rodovias, para as quais já contribuem com elevada carga fiscal.

Simone Leite

Patrocinadores Institucionais Acigra