http://www.acigra.com.br

História


Acigra, fazendo parte da história de Gravataí.

Inicialmente Associação Comercial e Rural, depois Comercial e Industrial e mais tarde de Serviços, a entidade ao longo dos anos congregou empresários potenciais de Gravataí. O surgimento se dá pelas mãos do empreendedor Pedro Dutra, presidente fundador, em 1928, como fruto do esforço e idealismo de líderes empresariais que sentiram a necessidade de preparar nas gerações futuras o espírito empreendedor. A sede atual é própria, uma das poucas edificações que manteve a essência de sua arquitetura, foi adquirida em 1951, pela iniciativa de um grupo de associados.

Em 1973 uma nova fase iniciou-se na história da entidade, quando passou à denominação de Associação Comercial e Industrial de Gravataí, criando-se, então a sigla ACIGRA, como é conhecida até hoje. No mesmo ano foi criado o primeiro departamento da Associação, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o banco de dados de clientes inadimplentes mais completo da América Latina. Ele oferece informações instantâneas, através do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de Pessoa Jurídica (CNPJ) e é interligado ao Banco de dados do SCPC de todo o Brasil.

Alguns dos projetos que envolveram a entidade com todo o seu poder de liderança e mobilização ao longo dos anos, foram a criação do Distrito Industrial; a vinda do Corpo de Bombeiros, em 1984; a realização dos Seminários Ano 2000 e a implantação do Comitê Regional de Qualidade e Produtividade em Gravataí. Em 1996 a Associação agregou o segmento de Prestadores de Serviços, aumentando consideravelmente seu número de associados e a gama de serviços prestados.

Por ocasião dos 70 anos da ACIGRA, foi organizado o Liquida Gravataí e a Mostra Industrial. Em 2000, a ACIGRA ficou conhecida nacionalmente com a ExpoGravataí 2000, quando uma Comissão visitou o Presidente da República convidando para o evento. Por sete anos a entidade foi uma das organizadoras da Campanha Sua Nota Vale uma Nota, que visa incentivar o comércio local e gerar impostos e empregos oportunizando ao poder público realizar maiores investimentos no município. Promoveu também campanhas de incentivo às compras no Natal com sorteio de prêmios.

A ACIGRA trabalhou incansavelmente para a realização da Revitalização dos Centros Comerciais da cidade, promove desde 2007 o prêmio Marcas & Líderes, juntamente com a Ulbra Gravataí, que reconhece e premia as marcas mais lembradas pelos consumidores de Gravataí, em 2008, reativou o PGQP na cidade e as reuniões-almoço, agora intituladas “Almoçando com Acigra”. Comemorou com uma semana de eventos, os 80 anos de fundação da entidade e o ano de 2008 também fica marcado como ano em que a entidade obteve a certificação ISO 9001:2000, sendo então a única entidade em seu segmento certificada no RS, empregando padronização e qualidade ao serviço prestado aos seus associados. A partir desse ano, com a fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Gravataí – CDL Gravataí, a união de esforços de duas importantes entidades resultou em ações ainda mais efetivas e voltadas aos interesses das empresas locais.

Associar a marca de sua empresa à de uma entidade tradicional e com grande aceitação no meio empresarial, é sinônimo de atenção à comunidade de Gravataí e possibilidade de bons negócios, em uma das economias que mais cresce no Estado do Rio Grande do Sul. Ao completar nove décadas de atividade, a ACIGRA destaca-se por oferecer a seus associados soluções inteligentes, capacitação e pela organização dos maiores eventos empresariais realizados em Gravataí.


Revista Acigra

Planos de Saúde

Patrocinadores Institucionais Acigra

Mantenedores Parceiros Voluntários