Acigra, fazendo parte da história de Gravataí.

Inicialmente Associação Comercial e Rural, depois Comercial e Industrial e mais tarde de Serviços, a entidade ao longo dos anos congregou empresários potenciais de Gravataí. O surgimento se dá pelas mãos do empreendedor Pedro Dutra, presidente fundador, em 1928, como fruto do esforço e idealismo de líderes empresariais que sentiram a necessidade de preparar nas gerações futuras o espírito empreendedor. A sede atual é própria, uma das poucas edificações que manteve a essência de sua arquitetura, foi adquirida em 1951, pela iniciativa de um grupo de associados.

Em 1973 uma nova fase iniciou-se na história da entidade, quando passou à denominação de Associação Comercial e Industrial de Gravataí, criando-se, então a sigla Acigra, como é conhecida até hoje. No mesmo ano foi criado o primeiro departamento da Associação, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o banco de dados de clientes inadimplentes mais completo da América Latina. Ele oferece informações instantâneas, através do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de Pessoa Jurídica (CNPJ) e é interligado ao Banco de dados do SCPC de todo o Brasil.

Em 1996 a Associação agregou o segmento de Prestadores de Serviços, aumentando consideravelmente seu número de associados e a gama de serviços prestados. Alguns dos projetos que envolveram a entidade com todo o seu poder de liderança e mobilização ao longo dos anos, foram a criação do Distrito Industrial; a vinda do Corpo de Bombeiros, em 1984; a realização dos Seminários Ano 2000 e a implantação do Comitê Regional de Qualidade e Produtividade em Gravataí.

Por ocasião dos 70 anos da Acigra, foi organizado o I Liquida Gravataí e a I Mostra Industrial. Em 2000, a Acigra ficou conhecida nacionalmente com a ExpoGravataí 2000, quando uma Comissão visitou o Presidente da República convidando para o evento. Por sete anos a entidade, em parceria com o Sindilojas e a Prefeitura Municipal e com o patrocínio do Banrisul e apoio da Acomac, administrou a Campanha Sua Nota Vale uma Nota, que visa incentivar o comércio local e gerar impostos e empregos oportunizando ao poder público realizar maiores investimentos no município. Por dois anos promoveu campanhas de incentivo às compras no Natal com sorteio de prêmios.

A Acigra trabalhou incansavelmente para a realização da Revitalização dos Centros Comerciais da cidade, promoveu cinco edições do prêmio Marcas & Líderes, juntamente com a Ulbra Gravataí, que reconhece e premia as marcas mais lembradas pelos consumidores de Gravataí, em 2008, reativou o PGQP na cidade e as reuniões-almoço, agora intituladas “Almoçando com Acigra”. Comemorou com uma semana de eventos, os 80 anos de fundação da entidade com o ponto alto da comemoração, sendo um jantar, no dia exato do aniversário da entidade, que reuniu os ex-presidentes, diretores, associados, colaboradores, personalidades e a imprensa local.O ano de 2008 também fica marcado como ano em que a entidade obteve a certificação ISO 9001:2000, sendo a única entidade em seu segmento certificada no RS, empregando padronização e qualidade ao serviço prestado aos seus associados. A partir desse ano, com a fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Gravataí – CDL Gravataí, a união de esforços de duas importantes entidades resultou em ações ainda mais efetivas e voltadas aos interesses das empresas locais. Na gestão 2011-2012 a entidade reforçou o trabalho para a prospecção de novos associados, com a reestruturação e ampliação dos serviços e benefícios oferecidos às empresas associadas, e como resultado, alcançou a marca histórica de 800 empresas associadas em julho de 2012.

Associar a marca de sua empresa à de uma entidade tradicional e com grande aceitação no meio empresarial, é sinônimo de atenção à comunidade de Gravataí e possibilidade de bons negócios, em uma das economias que mais cresce no Estado do Rio Grande do Sul. Ao completar mais de oito décadas de atividade, a Acigra destaca-se por oferecer a seus associados soluções inteligentes, capacitação e pela organização dos maiores eventos empresariais realizados em Gravataí.

Patrocinadores Institucionais Acigra