Junta Comercial aposta em tecnologia e qualificação 26/10/2018 9:32

44693895_2353901911293940_8357688899803283456_oJunta Comercial aposta em tecnologia e qualificação

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) recebeu, nesta quarta-feira (24/10), o presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Itacir Flores, que abordou, no Tá na Mesa, o processo de digitalização do acervo da Junta, que possuía, de forma física, mais de 30 milhões de documentos arquivados fisicamente. Pouco mais de 30% deste material foi escaneado e salvo em servidores da JucisRS, pelos servidores da autarquia. Outras 18 milhões de cópias, que englobam fundação, alteração, extinção e atos diversos, foram informatizados com a parceria do SEBRAE e do Governo do Estado. Os investimentos em modernização passaram de R$ 7,4 milhões, tendo o SEBRAE contribuído com cerca de R$ 5,5 milhões. De acordo com Itacir Flores,  “o acervo digitalizado (28 milhões de arquivos) foi armazenado e hospedado em servidores da PROCERGS (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul), ocupando cerca de 9 mil TB (terabytes) em armazenamento de todos os atos da Junta”, afirmou.

Para ele, “a modernização faz parte de um Projeto de Estado, que visa desburocratizar e facilitar a vida de quem deseja empreender”, disse. Outras facilidades da Junta Digital são os serviços e a interação com os munícipios, tais como Serviço de Registro Mercantil e a Rede Simples, que integra 134 municípios do Rio Grande do Sul, abrangendo cerca de 75% das pequenas empresas do Estado. Em 2018, a meta é agregar mais 50 cidades e integralizar todos os municípios até fim de 2019. Em Porto Alegre, a Junta Comercial já não trabalha mais com documentação física, e a partir de novembro as Sociedades Anônimas e Consórcios também deverão ter o abolido o uso do papel. Em dezembro deste ano, todo o interior gaúcho já estará contando com esta facilidade. Mas Itacir Flores advertiu que ”a implantação não será com rigor. Nós entendemos que existem dificuldades de internet em algumas localidades, e isso será prontamente entendido pela JucisRS. Mas o serviço já estará disponível”, garantiu.

A ACIGRA que mantém um Escritório Regional da JucisRS em Gravataí esteve representada pelo presidente Régis Albino e pelo executivo da entidade, Rafael Stumpf.

Mantenedores Institucionais