MANIFESTO DE APOIO À VIDA, AO TRABALHO E À ECONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL 4/08/2020 21:51

2020 ACIGRA MANIFESTOMANIFESTO DE APOIO À VIDA, AO TRABALHO E À ECONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL

Gravataí, RS, 03 de agosto de 2020.

A Associação Comercial Industrial de Gravataí – ACIGRA, vem a público manifestar sua profunda preocupação com o atual cenário social e econômico do Rio Grande, cujos problemas decorrentes das políticas que impedem a geração de riqueza vêm afetando gravemente a vida de trabalhadores, empresas e de toda a cadeia produtiva do Estado.
Diante disto, a ACIGRA registra com veemência que vem dedicando especial atenção a todas as pessoas – que representam o mais valioso recurso da produção industrial, comercial, intelectual, cultural, etc., além de serem, em si, o bem mais precioso da nossa sociedade.
A par disto, neste momento em que enfrentamos um risco iminente de colapso econômico e social, por conta das medidas até agora adotadas pelo governo estadual, a pretexto de proteger vidas, é certo que a sociedade precisa repensar estratégias e mudanças visando à garantia do trabalho, do direito de ir e vir e da dignidade de todos os cidadãos, reorganizando a força de trabalho, através de um esforço coletivo que concilie a proteção da saúde com a preservação da vida, preocupando-se, sobretudo, com o Futuro.
Para que isso se torne realidade, é fundamental que as autoridades locais resgatem sua autonomia enquanto gestores.
Sim, sabemos que a tarefa de fazer com que os Governos local, estadual e federal se harmonizem para atender as necessidades dos munícipes gaúchos é complicada e complexa.
Por isto, devemos nos unir e atuar em conjunto nessa que é uma das maiores batalhas da história do Rio Grande, na qual estamos fazendo frente a inimigos invisíveis em muitas questões – e que se encontram de Norte ao Sul e de Leste ao Oeste -, exigindo de uma ação vigorosa, numa só voz enquanto trabalhadores e empresários, conscientes de que temos que agilizar um imenso número de preparativos para retomar de vez as atividades econômicas, sociais, educacionais, culturais, etc.
Confiamos, sobretudo, no Povo do Rio Grande, nos trabalhadores e nos empresários, que mesmo dura e inesperadamente afetados por essa crise sem precedentes, acreditam e estão empenhados pela e na reconstrução/recuperação da nossa Economia, a despeito de eventual política que se mostre indiferente para com o futuro dos gaúchos; política está representada por estas insólitas bandeiras vermelhas, amarelas, laranjas, que dia sim, dia não, impedem a retomada das atividades etc.
E por mais difícil que possa ser, a única opção que nos conduzirá à recuperação da Economia, e via de consequência à preservação de vidas, porque sem isto, não sobreviveremos, é a reação numa cadeia de união entre o setor produtivo e os trabalhadores.
Com efeito, é preciso que todos compreendam: não sobreviveremos muito mais tempo desta forma; e se sobrevivermos, será sacrificando o nosso destino e o destino de nossos filhos e netos.
Por isto, a ACIGRA assume a tarefa incondicional de trabalhar com entusiasmo e fé, com a certeza de que a nossa causa – unir para recuperar e reconstruir a economia, preservando vidas -, preponderará entre todos que acreditam em Gravataí e no Rio Grande. Nessa quadra, a ACIGRA sente-se no direito e no dever de pedir a ajuda e a UNIÃO de todos, parafraseando Winston Churchill: ‘Unamos as nossas forças e caminhemos juntos’.

Diretoria da ACIGRA.

Raizler