http://www.acigra.com.br

Palavra do Presidente


 

Régis Albino PERFILRégis Albino Marques Gomes

 

Presidente Acigra / CDL Gravataí

Gestão 2015 – 2016  //  2017 – 2018

presidente@acigra.com.br

31/03/17

Uma nova gestão de desafios
Com muita honra aceitamos o desafio de permanecer na presidência da ACIGRA para mais uma gestão, dando continuidade a importantes projetos para a entidade e para a classe empresarial que representamos, sempre contando com a imprescindível parceria dos integrantes da diretoria voluntária, que têm dedicado seu tempo e capital intelectual, para esse ideal existente há quase 90 anos em Gravataí. O delicado momento econômico, sem precedentes na história recente do Brasil, impôs a classe empresarial desafios redobrados e a ACIGRA procurou estar próxima e atenta às demandas, e para isso, propusemos uma profunda reflexão sobre a real necessidade das empresas associadas e o papel que a entidade irá desempenhar no meio empresarial, nos próximos anos.
Realizamos, juntamente com a diretoria, uma revisão completa no Planejamento Estratégico que determinou algumas prioridades para essa gestão que comandará a entidade até 2018. Estaremos desenvolvendo projetos inovadores e buscando novas parcerias que disponibilizem produtos e soluções que realmente façam a diferença para os associados, trabalhando para que a ACIGRA seja realmente uma entidade atrativa para as empresas.
Ampliaremos a representatividade, principalmente junto ao Poder Público, para fazer a voz dos empresários ser ouvida e suas demandas atendidas, mas não faremos nada sozinhos, por isso te convidamos a participar mais da  ACIGRA e fazer parte desta entidade que representa os empreendedores desta cidade.
– Unidos podemos muito! Venha conhecer nossos produtos e soluções empresariais. Vamos construir juntos este futuro.

==========================================================================

10/11/16

Expectativa renovada
Após um longo período em que o pior prognóstico foi confirmado, a economia brasileira dá os primeiros sinais de melhora e inicia uma tímida retomada no crescimento, porém teremos que adaptarmo-nos com a nova realidade econômica, pois entendemos que embora haja esta pequena reação do mercado, não voltaremos aos números e resultados anteriores a crise. A simples constatação de que “o pior já passou” renova nossa expectativa quanto ao futuro, algo determinante para a superação de qualquer obstáculo. As atitudes das pessoas frente aos problemas são fundamentais e diferenciam como cada um consegue superá-los e enfrentar este novo momento econômico e político de nosso país.
Teremos agora a oportunidade de renovar nossa expectativa e o planejamento de cada empresa é fundamental, é chegado o momento de fazermos a diferença. Não podemos esperar políticas de governo para melhorar e sim nos posicionarmos. Mais importante do que esperar algo acontecer é tomar atitudes propositivas e sermos agentes de mudança.
Como entidade temos acompanhado de maneira muito próxima as dificuldades e os desafios que os empresários têm enfrentado e essa será a base do planejamento das ações da ACIGRA para os próximos anos: fazer a diferença para as empresas associadas.
Estamos também com expectativas renovadas, mas preparados para agir, mantendo a ACIGRA como referência no setor empresarial protagonizando ações, eventos, treinamentos e mobilizações que surjam da real demanda dos empresários de Gravataí.

==========================================================================

09/05/16

Empreender no Brasil nunca foi fácil, mas há muitos anos a economia não se mostrava tão desafiadora para empresas de todos os portes. O ano de 2016 iniciou com grandes expectativas e os piores prognósticos se confirmaram. A crise econômica transpôs fronteiras e desestabilizou o campo político, ou vice-versa; o que de fato temos é um cenário cada vez menos favorável a curto e médio prazo. Como entidade lutamos contra o aumento da carga tributária e a corrupção, pois são dois temas que permeiam o dia-a-dia das empresas e colaboram para a crise institucionalizada que o Brasil enfrenta. Acredito que os brasileiros e suas empresas são maiores que essas turbulências enfrentadas e que, a retomada do crescimento do país de maneira sustentável, através de uma reformulação da política macroeconômica, sem aumento de tributos, é a única maneira de legitimar o atual ou novo governo que venha comandar o Brasil nos próximos meses ou no ano de 2018.
A pior crise que podemos enfrentar é a crise de confiança, e essa podemos combater diariamente dentro de nossas casas, empresas, com nossos clientes e fornecedores. Como dirigentes empresariais temos que utilizar nossa influência para criar um círculo virtuoso como parte da solução para os atuais problemas enfrentados em nosso país. Se o pior já passou, chegou a hora da retomada!

==========================================================================

10/07/15

A ENTIDADE QUE QUEREMOS

Fazer parte de um grupo e estar associado a algo está diretamente relacionado com identificação e causa. Esses princípios há muitos anos têm motivado pessoas a coletivamente atuarem em busca de objetivos comuns. Com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí não é diferente. Há quase 90 anos a busca pelo desenvolvimento das empresas de Gravataí motivaram o associativismo que nos mantém atuantes como uma entidade expoente na representatividade.
Mas que empresários associados, a Acigra busca empresários engajados que, imbuídos do espírito de pertencimento, venham colaborar ativamente na construção da entidade que queremos e precisamos. Em outras palavras, estamos com as portas abertas na expectativa de receber a colaboração de cada um de nossos associados.
Nesse sentido a Acigra promoverá algumas ações para possibilitar a colaboração e a construção em conjunto de atividades focadas na necessidade dos segmentos que representamos. A orientação e a capacitação serão foco no segundo semestre de 2015, através de cursos, palestras e oficinas, mas também visitas técnicas e reuniões que promoverão a troca de experiências exitosas entre os empresários, que irão auxiliar nas melhorias internas relacionadas aos processos e a gestão, medidas importantes para o bom andamento de empresa de qualquer porte. Nesse momento de crise em que a economia do país atravessa, pequenas soluções podem representar muito para os nossos associados, e por isso queremos estar sintonizados com as demandas atuando de forma a efetivamente minimizar os efeitos do desaquecimento da economia.
Eu convido a todos para conhecerem mais sobre a Acigra e juntos construirmos uma entidade forte que conta com associados participativos.

==========================================================================

15/05/15

CARTA ABERTA ÀS EMPRESAS DE GRAVATAÍ

A Acigra orgulha-se de ser a entidade de livre adesão mais tradicional de Gravataí que, há 87 anos, representa os comerciantes, industriais e prestadores de serviço que movem a economia de Gravataí, e são responsáveis diretos por colocarem nossa cidade na posição de quinta maior economia do Rio Grande do Sul.

Ao longo de mais de oito décadas temos sido um diferencial para nossos associados, enfrentando juntos muitos momentos de crise como esses que o ano de 2015 nos apresentou.

Como uma entidade formada por empresários e para empresários, somos coadjuvantes dos principais desafios enfrentados por empreendedores de todos os portes, e mais uma vez temos a missão de buscar alternativas para as dificuldades que se mostram maiores que a capacidade de superação de muitas empresas em nossa cidade.

Convocamos todos os associados para juntos debatermos alternativas para superarmos mais esse momento de crise. Muitas são as oportunidades e os resultados que juntos podemos alcançar, seja em âmbito municipal, estadual e até nacional, para tal, é necessária a mobilização conjunta para minimizarmos os efeitos para nossa economia.

Reiteramos nosso compromisso com cada empresário, nos colocando abertos ao diálogo e como interlocutores com o Poder Público, para construção de alternativas para enfrentarmos juntos este momento.

Já superemos ao longo de nossa história outros momentos de turbulência econômica e certamente iremos superar esse, o que nos resta é minimizar suas consequências e garantir o desenvolvimento de Gravataí através da manutenção de empregos, renda e cidadania.

Essa tem sido a missão da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí ao longo de sua trajetória. Vamos seguir defendendo o interesse das empresas associadas como fator gerador de desenvolvimento local. Venha fazer parte dessa conquista!

==========================================================================

12/03/15

POR UM BRASIL MELHOR

Mais uma vez a sociedade brasileira se mobiliza para ser ouvida, em defesa de um país melhor, mais justo e que priorize as reais necessidades do povo. Esse movimento em muito se assemelha a atuação de entidades como a Acigra que, de maneira organizada e respeitosa, representa e defende os interesses de seus associados: os empresários de Gravataí.

Atuando nessa missão, somos solidários às inúmeras manifestações que chegam até nós externando dificuldades e preocupações em relação à economia de nosso país nos próximos meses. O clima de incerteza instaurado em todos os setores da economia, em nada colabora com quem quer produzir, gerando empregos e riqueza para a sociedade, e a defesa desses valores nos mobiliza a aderir à essa causa.

Mais do que nunca estamos acompanhando e interferindo positivamente, dentro de nossa esfera de atuação, junto ao Poder Público, visando garantir as mínimas condições necessárias para que as empresas continuem crescendo e que esse ambiente de crise torne-se em um ambiente de oportunidades, mas sabemos que essa não é uma tarefa fácil.

O tema da alta carga tributária e também da adequada aplicação dos recursos arrecadados, é pauta permanente de nossas reuniões e discussões pois entendemos que a atuação do governo no ambiente empresarial precisa melhorar.

Dessa forma nos juntamos ao grupo de brasileiros que quer um Brasil melhor começando por nossas empresas, nossa cidade e nosso Estado.

Estamos juntos fazendo a nossa parte!

==========================================================================

07/01/15

Caro associado, o ano de 2015 começa com grande expectativa em relação às mudanças no cenário político no Estado e também no país, como alternativas para manter o crescimento e a sustentabilidade das empresas e da economia de um modo geral.

Acompanhando esse cenário uma nova gestão assume a direção da Acigra para os próximos dois anos, reforçando o compromisso que a nossa entidade mantém com os empresários de Gravataí há mais de 86 anos, que é facilitar o desenvolvimento dos associados.

Assumimos esse desa?o de dar continuidade a bons projetos que a entidade tem desenvolvido e também, com o apoio da diretoria eleita, ampliar e aprimorar algumas ações para que a entidade possa, cada vez mais, ser percebida como agente fundamental para as empresas associadas, bem como todos tenhamos o espírito de pertencimento desta entidade que nos representa como empreendedores que somos.

As perspectivas econômicas para 2015 não tem sido as mais otimistas e nesse contexto acredito que é a melhor hora para crescermos com criatividade, mudanças e novos conceitos. É justamente na crise que se encontra as oportunidades.

A Acigra, de maneira agregadora, quer buscar soluções modernas para disponibilizar novas alternativas para que a comunidade empresarial continue crescendo e promovendo o desenvolvimento de Gravataí.

Nossa gestão deverá ser voltada para o associado e suas necessidades e para isso queremos promover uma aproximação através de reuniões, eventos e dos meios de comunicação, para que cada empresário possa dar a sua contribuição e fazer parte das realizações da Acigra.

Que 2015 seja um ano de grandes realizações, superação e bons resultados para todos nós. Contamos com todos. Obrigado pela confiança !


Revista Acigra

Planos de Saúde

Patrocinadores Institucionais Acigra

Mantenedores Parceiros Voluntários