Senadora Ana Amélia Lemos fala aos empresários no Almoçando com a Acigra 20/05/2013 15:00

ACIGRA

Senadora Ana Amélia Lemos fala aos empresários no Almoçando com a Acigra

Foi realizada nesta segunda-feira (20) mais uma edição do “Almoçando com a Acigra”, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí. A palestrante do evento foi a senadora Ana Amélia (PP-RS), que falou sobre o tema “Eficiência e Empreendedorismo na Era Digital”.

O presidente José Luis abriu o encontro ressaltando alguns números sobre a economia de Gravataí e destacando o compromisso da senadora com os mais de 71 mil eleitores gravataienses que a escolheram na eleição de 2010 que a conduziu ao senado.

Na palestra, Ana Amélia falou sobre a importância do uso das redes sociais para a transparência das ações do mandato e a interação com os eleitores. Disse que ferramentas como Twitter, Facebook e e-mail podem ser consideradas como uma espécie de SAC para relacionamento com o cidadão.

— A vigilância nas redes sociais é um controle de qualidade do serviço do parlamentar. A era digital também é importante para a sociedade cobrar do gestor público mais eficiência na administração — disse.

Em seguida, Ana Amélia falou do seu compromisso com o municipalismo e criticou a “festa do governo federal com o chapéu alheio”. Em muitos casos, como na desoneração no setor de automóveis, a redução de impostos para impulsionar as vendas, feita pelo governo, diminui o valor das verbas destinadas por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por exemplo, uma das principais fontes de arrecadação das cidades.

A parlamentar também falou sobre o inchaço do Poder Público no País e o Custo Brasil. Citou como exemplo a existência de 39 ministérios no governo federal e disse que quantidade não é sinônimo de eficiência. Ana Amélia reiterou que o cidadão paga impostos e merece serviços de mais qualidade, entre eles melhores estradas, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.

— Para o produtor, por exemplo, que faz o serviço de qualidade para dentro da porteira, os custos são extremamente elevados. No Brasil, o custo para o transporte de uma tonelada de soja é de US$ 70, enquanto nos Estados Unidos é de US$ 9 — acrescentou.

A senadora ainda fez uma rápida prestação de contas do mandato. Destacou que utiliza somente 30% da cota disponibilizada e mantém uma política de economia nos diversos gastos, como passagem aérea, combustível, telefone, entre outros. A cota da gráfica, disponível para impressão de materiais do gabinete, é utilizada para a confecção de livros que são distribuídos a estudantes e instituições de ensino. Foram mais de 28 mil exemplares em dois anos.

Depois da palestra a senadora Ana Amélia recebeu das mãos do presidente da Acigra e do Prefeito Marco Alba, um documento com reivindicações elencadas pela entidade e pelo Poder Público.

O evento contou com o patrocínio do CIEE-RS, mantenedor institucional da Acigra.

Veja o álbum de fotos clicando AQUI.

Adaptado da Assessoria de Imprensa da senadora Ana Amélia Lemos

Fotos: Cristiano Guerra

• Brígida Porto

Excelente evento! Quero parabenizar a equipe Acigra, tanto pelo evento quanto pela
    palestrante, a Senadora Ana Amélia Lemos é uma parlamentar comprometida com o cidadão, conforme acompanhamos por suas ações, e, não somente por sua palavras. Reitero a todos os responsáveis pelo evento, meus parabéns!

Orientação Tributária